top of page

TAXA SELIC - MERCADO IMOBILIÁRIO

O nome da taxa SELIC vem da sigla do SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO e de CUSTÓDIA, que é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC. Nesses sistema são depositados e transacionados títulos públicos federais.​


A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.


A Selic é a taxa de juros média praticada nas operações compromissadas com títulos públicos federais com prazo de um dia útil. O BC realiza operações no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da taxa Selic, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.




O comitê se reúne a cada 45 dias para definir qual será a taxa aplicada para os próximos 45 dias. Como pode ver no gráfico abaixo, em 2020 tivemos a taxa SELIC em 2%, percentual histórico no mercado e nos últimos meses de 2024 a mesma está em queda novamente.




Com a baixa da SELIC e previsões positivas de diversos especialistas para 2024, há um efeito amplo de oferta de crédito, quando está baixa , há mais recursos circulando na economia, e consequentemente um aumento pela compra de imóveis, aumentando a oferta e demanda, inclusive para construtoras e incorporadoras. Ótimo para o mercado imobiliário, imobiliárias e corretores !


Os juros cobrados nos financiamentos, tendem a acompanhar as altas e quedas da SELIC. As instiutições financeiras realizam as operações considerando essa taxa, mas ainda precisam ter uma compensação financeira positiva.


Agora que sabe de tudo isso, bora investir ?




9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page