top of page

FGTS na compra de um imóvel

Atualizado: 18 de nov. de 2021

Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.



Como pode-se utilizar o FGTS para compra de imóveis?


Meios possíveis de retirada do FGTS:


1. Para comprar ou construir um imóvel residencial, tanto para pagamento total quanto para entrada em um financiamento.


2. Para amortizar ou liquidar o saldo devedor ou quitar totalmente ou parcialmente sua dívida, caso tenha feito empréstimo para a compra, desde que o contrato de financiamento tenha sido asssinado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH)


Pré requisitos para utilizar o FGTS na compra de imóvel


1.É necessário ter três anos de trabalho sob o regime FGTS


2. Não portar financiamento ativo no SFH (sistema financeiro de habilitação)


3. Não ser proprietário de nenhum imóvel residencial urbano, nem ter usufruto exerce a sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.


4. Quando solicitar o saque do FGTS, não estar com o pagamento de parcelas atrasadas do financiamento e ser titular do financiamento, caso pretenda usar o dinheiro do fundo para pagar parte do valor das parcelas.


Entenda como deve ser o imóvel para que o dinheiro seja liberado


1. O valor do imóvel deve ser até R$ 1,5 milhão


2. Se o dinheiro for usado para construção, o terreno deve ser de propriedade da pessoa que vai sacar o FGTS. Além disso, o imóvel deve ser urbano e deve ser destinado à moradia. É necessário também fazer, antes da liberação, uma avaliação do imóvel, para atestar se há condições de habitação e se não há problemas estruturais na construção.


3. Fique atento à documentação do imóvel: ele deve ter o devido Registro de Imóveis e não pode ter nenhum registro de gravame, algo que impeça a sua comercialização. Um exemplo disso é um bem que ainda está sendo partilhado.


4. Se utilizar o fundo de garantia para compra de terreno ou para iniciar a construção, deverá esperar no mínimo, três anos para que possa utilizar novamente o benefício nesse imóvel.


Imóvel só com corretor, e financiamento é com a WRK.



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page