top of page

Financiamento imobiliário: Por onde começar?

Atualizado: 18 de nov. de 2021

Escolhido ou não o imóvel e havendo a intenção de financiamento de parte do valor do bem, a primeira coisa a se fazer são as simulações, conferindo o tipo de financiamento que mais se enquadra em suas necessidades.



Pontos importantes

Após análise das ofertas chega o momento de organizar os documentos básicos para realizar uma proposta formal ao banco escolhido, todos devem estar em cópias legíveis e atualizados.


Quais documentos são necessários para financiar um imóvel?

Depois de efetuado o cadastro, a avaliação de risco determina o valor do financiamento a conceder, mediante a capacidade de pagamento dos clientes que irão compor renda. Caso seja constatado alguma restrição nas consultas efetuadas, a sua regularização é imprescindível, evitando atrasos e despesas desnecessárias.



Como, quem e quantos podem compor renda?

A avaliação do imóvel a ser financiado é feita por engenheiros credenciados ou terceirizados do banco, com agendamento prévio para a vistoria do imóvel. Essa avaliação é necessária para que se verifique se o imóvel atende às condições de enquadramento e garantia da operação. Alguns bancos cobram antecipadamente o valor da tarifa de avaliação por meio de boleto, e a outra parte é recebida na assinatura do contrato.


Para que serve a avaliação do imóvel no financiamento, o que é habitabilidade?

Concluídas as fases de análise de crédito e avaliação do imóvel é efetuada a análise de conformidade da operação, todos os documentos serão revisados e comprovados da sua autenticidade. Nessa etapa é feito o acatamento do FGTS e reserva do valor total ou parcial. Dada a conformidade do processo, é agendado com o (s) comprador (es) e vendedor (es) para assinarem o contrato.


Imóvel só com corretor, e financiamento é com a WRK.
27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page